Entrevista Com Evandro Daolio


Autor da série de livros "Ria da Minha Vida, Antes que eu Ria da Sua", (na foto com este humilde blogueiro dando uma de "tiete") conta (quase) tudo sobre suas obras.


Foto: Alan Morici.

Quem nunca passou por uma desilusão amorosa que atire a primeira pedra. Rir dessas situações é possível, pelo menos para o autor, engenheiro e empresário Evandro Daolio. Seus livros da série "Ria da Minha Vida" já vendaram mais de 100 mil exemplares.

Evandro conversou comigo e com meu companheiro do blog Jornalismo Digital , Alan Morici, no último dia 20 de abril (demorou, mas consegui editar...). Entre outras coisas, o escritor nos contou que já está preparando o quarto título da série e de como teve a ideia de escrever e publicar suas histórias.

"[A ideia] surgiu por causa de um problema de memória. Eu achava que ia esquecer todas as histórias [que contava para os amigos], entendeu? Aí pensei: 'Vou começar a anotar as histórias, porque vai passar o tempo e vou esquecer'.

Aí um amigo me telefonou uma vez contando que ia sair com uma mulher. Ele me disse: 'Evandro, posso contar aquela sua história do Metrô [publicada no primeiro livro], que você perde as moedas e o mendigo pega elas, como se tivesse acontecido comigo?'

Eu Falei: 'Eu não acredito, isso tudo é falta de assunto com a mulher?' Aí eu falei: 'Meu Deus! Eu tenho que escrever essas histórias, porque meus amigos tão usando elas pra xavecar mulher!'"
, diz o autor. Evandro conta também que não tinha a intenção de publicar as histórias, mas a insistência dos amigos o incentivou.

"Escrevi pra alguns amigos lerem. Passei a primeira versão para uma amiga que leu e deu muita risada. Aí ela disse: 'Ah Evandro, a gente vai publicar isso aí'. Eu falei: 'Ah, vou publicar'. Daí começou o martírio [para a publicação]".

Com as ideias na cabeça, faltava um título. "Um dia eu levei um tombo no banheiro [história também publicada no primeiro livro] e daí surgiu o título ‘Ria da Minha Vida’. Falei: 'Caramba, é o único título que se encaixa na minha vida'.

O 'Antes Que Eu Ria da Sua', surgiu bem depois. Aí eu enfaixado lá na cama [depois do tombo] comecei a escrever. 600 páginas a mão, que viraram 319 [na versão final do livro].

E conforme eu fui vendo, não era um diário, era um livro de conselhos, aí que surgiu o 'Antes Que Eu Ria da Sua'. É um livro que passa conselho. 'Olha, to avisando você vai fazer a besteira, mas pelo menos eu te avisei!'"
, explica o autor.

Com os livros debaixo do braço, Evandro tentava divulgar sua obra sem sucesso. Mas nem tudo estava perdido na vida do empresário e, num golpe de "sorte", o primeiro título da série "Ria da Minha Vida" acabou chegando às mãos de Jô Soares.



"O livro ficou conhecido por causa do Programa do Jô. Eu mesmo paguei 500 exemplares do livro. Vendi pra minha vó, pra minha mãe. Quando estava nos 472 me ligaram e falaram: 'Olha, o Jô leu o seu livro e gostou'. Alguém mandou pra ele e fui chamado pra entrevista (veja como foi no vídeo abaixo). Um mês depois [da exibição do programa] venderam cinco mil exemplares.", relembra Evandro.


A riqueza de detalhes dos fatos que ocorreram na vida do autor e a identificação que o leitor tem com o que lê, também contribuiram para o sucesso das obras.


"Todo mundo toma chifre, todo mundo quer dinheiro, todo mundo perde o emprego. Na verdade a gente ta numa grande escola. Claro que há diferenças, classe social e uma série de outras coisas, mas todo mundo tá no mesmo barco", pondera o escritor. E continua. "Então esse sucesso tem a ver 100% com a identificação do leitor com tudo que acontece na vida dele", conclui.


Em seus livros, Evandro dá conselhos para que os leitores não repitam os mesmos erros que ele. O autor criou algumas teorias essencias para "fugir" das encrencas. Perguntado sobre qual seria a mais importante, ele se apressa em dizer.



"Eu gosto muito da Teoria do Calendário de Deus, que aquela que você deixa de fazer várias coisas pra ficar dormindo. É a famosa frase: 'Enquanto você dormia...'. Enquanto você dormia acontece muita coisa. É gostoso dormir, mas a gente perde muito tempo", analisa o autor.



Evandro ainda faz um convite. "Saia numa quinta-feira que você ia ficar dormindo e vai às duas da manhã em algum lugar, o pessoal gritando, várias coisas rolando.", diz.



Uma desilusão amorosa permeia o primeiro livro da série. O autor nos conta em "Ria da Minha Vida, Antes que Eu Ria da Sua" a ascensão e queda de seu primeiro amor. Débora (nome fictício, claro) é presença quase constante nas continuações da obra.


Na entrevista, Evandro deixa escapar que a personagem volta no quarto livro que já está sendo escrito. "Nos livros dois e três eu queria apagar a Débora, mas eu não consegui [risos]. Parece que os leitores querem [que ela volte]. E ela aparece no quarto livro, depois de tudo [que aconteceu], ela veio me procurar."


Perguntado sobre o estado civil da moça, ele desconversa. "Aí só no novo livro vocês vão ficar sabendo [risos]. Ela acabou enxergando [que é privilegiada] pois quantas mulheres no mundo têm um livro em que é citada?", brinca.



O novo título da série ainda não foi definido pelo autor, mas Evandro diz que fará uma espécie de "retrospectiva" dos três livros anteriores para "pescar" leitores que não conhecem as histórias.


"Eu vou fazer o primeiro capítulo como um apanhado geral de tudo. Fazer o cara que nunca leu morrer de rir nas 30 primeiras páginas, pra depois começar o livro propriamente dito.", explica.


Evandro nos conta também que há projetos para que as obras sejam adaptadas para o cinema e a televisão. "Tem uma produtora chamada Estação 8 que está tentando fazer um filme. Fora isso, eles mandaram um projeto piloto pra TV Cultura pra 29 episódios de uma sitcom", revela o autor.


Sobre a vida amorosa, Evandro ainda busca a mulher de sua vida e afirma ter fé nessa "cruzada". "Tem até um amigo meu que já foi casado três vezes e fala: 'Evandro, depois de tudo que você já passou você não desiste?'. Eu continuo! Se eu desistir [da busca], o que eu vou ser?", pergunta. E continua. "Eu quero ter uma família, filhos, casar com uma mulher que eu realmente ame."


Evandro ainda dá um último conselho. "E eu falo pra vocês: Não casem se vocês não forem muito apaixonados. Você tem que ser apaixonado. Outra pessoa [de fora] olha pra vocês como um casal e fala: 'Nossa que ridículo' [risos].


E qual seria a solução pros problemas da nossa vida? Evandro afirma que é o bom humor. "Não que você vá ficar rindo de tudo porque você não é bobo. Mas você levando na esportiva, já é meio caminho andado.", finaliza o autor.


Os livros da série "Ria da Minha Vida" estão à venda aqui e aqui . Compre e divirta-se!


Abaixo Evandro Daolio no "Programa do Jô" em 2000. Hilário!

Ps: A entrevista completa (no formato de perguntas e respostas) será publicada no blog Jornalismo Digital em breve.