Por onde anda Ralph Macchio?

Ator que fez sucesso nos anos 1980 só 'aparece' em séries como convidado e atua em filmes 'menores'. Foto: Divulgação.

A série 'Por onde anda?' iniciada (e abandonada) em 2008, retorna ao blogzinho. A ideia é trazer um resumo da carreira de um artista fez sucesso no passado, além de 'mostrar' o que eles andam (ou não) fazendo por aí.

O 'homenageado' da vez é o ator Ralph Macchio, o Daniel LaRusso da trilogia 'Karatê Kid'. Ralph George Macchio nasceu em Huntington, Nova Iorque em 1961. Daniel 'San', que vai completar 52 anos em novembro, pasmem!, iniciou sua carreira aos 19 anos participando de alguns comerciais na 'Terra do Tio Sam'.

Em 1983, seu primeiro filme de destaque, 'Vidas sem rumo' ('The Outsiders'), dirigido por Francis Ford Copolla, e com uma 'porrada' de atores 'novos e desconhecidos' como Matt Dillon e Tom Cruise, entre outros. O longa contava a história dos amigos "Ponyboy Curtis (C. Thomas Howell), Darrel Curtis (Patrick Swayze) e Sodapop Curtis (Rob Lowe). Os três órfãos tentam sobreviver onde tudo se restringe a "mexicanos pobres" e "ricaços". A trinca descende de mexicanos, amarga empregos em postos de gasolina e sofre com a perseguição da polícia. Também fazem parte da gangue Dallas Winston (Matt Dillon) e Johnny Cade (Ralph Macchio), ainda um projeto de marginal".  

Logo depois do longa, Macchio foi convidado para viver Daniel LaRusso, um jovem estudante que mudava de cidade e era vítima de 'bullying' por 'caratecas do mal'. Para se livrar das apurrinhações (que palavra 'over', hein?), ele procura o senhor Miyagi (Noriyuk 'Pat' Morita) e lhe pede que o ensine técnicas de caratê. O filme fez grande sucesso e teve mais duas sequências, além de um 'remake' recente com o filho do Will Smith.

Entre as gravações das continuações de 'Karatê', Macchio fez outro grande filme: 'A Encruzilhada', dirigido por Walter Hill, "conta a história de um jovem e talentoso estudante de música clássica, Eugene Martone (interpretado por Ralph Macchio), que é aficcionado por blues. Mesmo reprimido pelo seu professor, um purista, o jovem não se intimida e descobre que Robert Johnson, lendário violonista de blues, tinha um contrato para gravar 30 músicas, tendo, contudo, gravado somente 29 até sua morte. Com a intenção de gravar a música perdida e iniciar sua carreira com chave de ouro, ele ajuda na fuga de Willie Brown (Joe Seneca), um antigo gaitista de blues e amigo íntimo de Robert Johnson, de um asilo-prisão". Filmaço!  

E depois? Bom, depois, Ralph Macchio fez alguns filmes menos expressivos e, eventualmente, participa de algumas séries. Seu último papel de destaque foi no seriado 'Uglly Betty', atuando em 11 episódios. No ano passado, o ator participou, ao lado de Elijah Wood, do clipe da música 'I Think Bad Thoughts', do Danko Jones. Por enquanto, essa foi a última 'aparição' de Macchio. Deu saudades dele? Quer saber mais sobre a carreira do cara? Siga-o no Twitter. No próximo 'Por onde anda?' o blogzinho vai em busca dos atores do seriado 'Dawson´s Creek', fique ligado!